domingo, 31 de março de 2013

Praia Barra do Una - Estação Ecológica Juréia Itatins

Olá pessoal, hoje venho por meio deste post falar sobre a oitava maravilha do mundo ainda não conhecida. HEHE

Essa virada de ano eu passei na praia, e o lugar escolhido para passar o momento foi na praia da Barra do Una, dentro da Estação Ecológica Juréia Itatins.

Localizada a cerca de uns 30 km de Peruíbe (segundo meu pai (não consigo achar muita coisa na internet)), a Barra do Una é um lugar ótimo para se passear. Porém, para se chegar lá, aconselho ter um carro forte (nesse final de ano, fomos com um gol e confesso e sofremos pra caramba!). A estrada é de terra mesmo e cheio de pedras, então já sabe, carro baixo sofre mesmo. Caso você seja um super aventureiro, tem um ônibus que sai de Peruíbe e te deixa na boca do gol HAHA. 2.20 a passagem (achei baratinho, considerando o percurso que ele faz), porém só passa 4 vezes ao dia, então é necessário uma atenção especial quanto a isso.

É uma praia linda e maravilhosa, mas, como todas as coisas da vida, tem seus pontos tanto positivos como negativos também, apesar que esses pontos só serão negativos dependendo das preferências de cada pessoa.

Esse lugar é perfeito pra quem quer sumir (literalmente) do mundo. Não tem sinal de telefone (apesar dos moradores afirmarem que já prometeram instalar uma antena de sinal lá), muito menos de internet. Então, se você está fugindo da polícia, lá é perfeito.(brincadeira!)

Agora, quem curte super badalações e curtições (no sentido de festas, e pegações) lá defitivamente não é o lugar! A maioria dos frequentadores da praia se resume a famílias e casais, basicamente é um lugar tranquilissimo.

Em questão de conforto, devido a ser uma Estação Ecológica, restaurantes, pousadas e etc são muito simples. Ouvi dizer que eles fiscalizam tudo e nem se pode entrar com material de construção sem uma autorização. Então, se você estiver muito acostumado a lugares luxuosos, essa não é sua praia. Outra coisa (essa realmente me encomdou), mosquitos. Meus inimigos mortais, estão bem presentes lá. Mutucas, borrachudos… Há um festival deles lá. Na minha humilde opnião, nem repelente segura aquelas coisas, em todos os dias que eu estive lá eu passei repelente mas voltei pra casa com cerca de 50 picadas kkk (sem exageros, é sério). Então, muito cuidado com isso também.

Em relação a praia em si é um show a parte. Lugares pra visitar é o que não falta. Se você for para o lado esquerdo da praia, chegará as pedras que dão acesso a outras praias (desertas), e a vista que você pode desfrutar é indescritível. Em algumas partes da pedra há trilhas. O pessoal recomenda ir de chinelo, porque há trechos do caminho que fica mais fácil seguir descalço, porém é sempre bom levar um chinelo pra calçar quando a coisa estiver feia. Agora, se você for para o lado direito, dará de cara com o Rio do Una (acho que é esse o nome), o encontro entre o oceano e o rio, lá é MUITO gostoso e bem tranquilo, o ruim é que o rio fica fundo rapidamente, então cautela é lei. Nos campings são oferecidos passeios de barco nesse rio, não fui, mas acredito que valha a pena.

Bom, concluíndo tudo aqui, a Barra do Una se resume a duas palavras: esforço e compensação. É difícil para chegar até lá e para se abrigar, mas ao ver o show de beleza que essa praia nos dá, com certeza todo o esforço terá valido a pena.

Abaixo terão algumas fotos do lugar que eu tirei, espero que tenham gostado a dica e até uma próxima.

Praia Juréia Itatins

Praia Juréia Itatins




Sem comentários:

Enviar um comentário